Em Lua de Mel pela América do Sul numa Vespa!

Em Lua de Mel pela América do Sul numa Vespa!

Antes de conversarmos sobre o casal viajor, vamos entender definitivamente que scooter e motocicleta são coisas diferentes.

Descobri que scooter não é motocicleta!! Vejamos alguns detalhes que fazem a diferença:

  • Moto tem quadro tubular,  scooter tem chassi monocoque estrutural;
  • Moto tem pedaleiras, scooter tem assoalho;
  • Moto tem o tanque de gasolina na frente do piloto (na sua maioria), no scooter fica embaixo do banco ou no assoalho;
  • Moto tem câmbio seqüencial, scooter tem câmbio automático por variador;
  • Moto tem maiores diâmetro na roda, scooters menores diâmetro;
  • Moto tem distribuição de peso equilibrada, scooter tem concentração de peso na traseira;
  • Moto tem embreagem, scooter não tem embreagem;
  • Moto se pilota montado, scooter se pilota sentado;
  • Moto tem efeito redutor do câmbio, no scooter tem, porém é muito imperceptível; e
  • Moto a suspensão tem curso, o scooter quase não tem.

Motos e scooters têm duas rodas, rodam no asfalto e são muito parecidas, mas hoje, no Brasil, não existe distinção de habilitação para os dois veículos, que são tratados como iguais. Atualmente foi criada uma nova habilitação batizada de ACC (autorização para conduzir ciclomotores), destinada a usuários de ciclomotores até 50cc, que é mais próximo de um scooter, mas isso não é distinção.

Tudo começou lá atrás, depois da Segunda Guerra Mundial, que deixou a Europa arrasada e com necessidade de se locomover. Na Itália, uma fábrica chamada Piaggio, fez o esboço de um veículo pequeno, fácil de pilotar, de mecânica simples, econômico e resistente. Como tinha uma traseira grande, que lembrava o inseto conhecido como vespa, ganhou o nome de Vespa. Daí em diante virou história.

A Vespa chegou a ser um dos veículos motorizados mais vendidos no mundo e até hoje está por toda parte, virou quase uma religião. Só que tinha alguns problemas práticos de projeto, como o câmbio no punho esquerdo e a assimetria do conjunto motor/câmbio que a deixava muito instável. Quando os japoneses transformaram a Vespa nos atuais scooters, a febre se espalhou pelo mundo.

O scooter Vespa parece um brinquedo, mas hoje são muito utilizados nas grandes cidades para pequenos e/ou médios deslocamentos.

Outras marcas também desenvolveram suas scooters como por exemplo a lambreo Suzuki AE 50 e Yamaha Jog 50 (Fotos abaixo).

Meu primeiro contato com um veículo motorizado sobre duas rodas foi aos 13 anos, quando meu primeiro namoradinho de escola foi até a minha casa para me levar a um passeio em uma Vespa branca. As scooters Vespas vêm conduzindo gerações inteiras de jovens e um dos modelos mais importantes nesta longa história é certamente o Vespa Primavera. Esse modelo originalmente foi lançado em 1968, e agora volta com um design totalmente novo e futurístico, embora respeite a sua tradição, com linha moderna e atraente.

2015-vespa-primavera-150-3v5


… mudando de assunto!!

Se por acaso você encontrar uma scooter em viagem na estrada, rodando em baixa velocidade, claro, não estranhe porque você pode estar cruzando com um casal muito simpático que segue pelas estradas espalhando alegria, simpatia e muitas histórias para contar. Mario Pecorari é italiano e Sandra Paola é peruana que vive na Itália desde criança.

Um motociclista cruzou com eles na cidade de Governador Nunes Freire! Noooossa, sim no Maranhão-MA! E eles também passaram em Recife-PE. Hospedaram-se na casa do Tacio Sampaio, o nosso estradeiro Pernambucano (ver matéria e vídeo da nossa entrevista com ele AQUI). Abaixo foto do casal na casa do Tacio, na RMR-PE, que é também uma espécie de museu de motos antigas. 

casa-e-tacio

Eles estão em Lua de Mel e viajam em sua “motinha” Vespa, dando uma volta pela América do Sul nessa scooter toda equipada…. Então quem os encontrar pelas estradas e puder auxiliá-los, ótimo. Também não esqueça de nos enviar uma foto com eles! É comum alguns motociclistas em viagem oferecerem pousada, acompanhar, conduzir num passeio e indicar as melhores opções para o viajante.

Quer saber mais sobre esse casal corajoso e suas histórias? Basta adquirir o livro que eles publicaram: A Vespa, seu Companheiro e a América do Sul. O livro conta a história da viagem realizada de outubro/2012 a março/2013. Foram 21 mil km de rota através do Chile, Argentina, Paraguai, Brasil e Uruguai.

É esse tipo de informação que nós motociclistas precisamos. Histórias reais, feita de encontros com grandes pessoas desse mundo maravilhoso tão pouco explorado. Finalizamos com as palavras do Mario ao afirmar que viajar numa Vespa não é apenas rodar numa scooter, mas sim numa tradução, é um meio de se comunicar e de aprender mais e mais.

Vamos seguir o exemplo desse casal maravilhoso que não tem medo de viver a vida sobre duas rodas, seja numa motocicleta ou num scooter!! O IMPORTANTE É VIVER!! 

#VemcomAGARUPA


… EM TEMPO!!!

Que tal um bate-volta de quase 1.000 km  numa Dafra 100 de São Paulo ao Goiás-GO? Esse bate-volta foi realizado na moto do amigo motociclista, Lima. (ver fotos)

img-20161229-wa0026

img-20161229-wa0028

“O verdadeiro motociclista é aquele que se insere na natureza e curte a paisagem!!” Estas são palavras do Lima que está com viagem marcada e deve rodar nos próximos dias, num Scooter da Yamaha 160cc, um total de mais de 6 mil km.

Ele viaja sem sua GARUPA, que vai de avião até Recife-PE. A saída será da cidade de Rio das Pedras-SP, sobe até Icó-CE, Mossoró-RN com destino a Recife-PE. E depois retorna direto para Rio das Pedras-SP. Confira a rota dele abaixo:

Em breve conversaremos pessoalmente com o aventureiro que vai nos enviar imagens, curiosidades e muitas informações dessa viagem muito bacana!!

#FiqueLigado!!!

4 comentários “Em Lua de Mel pela América do Sul numa Vespa!”

  1. Stress can have an unbelievable impact on health. It can come from a variety of sources and have a diversity of manifestations. The tips that are outlined below will aid in the identification of the factors that cause stress and in the steps that we can take to reduce its impacts or eliminate them entirely.

    viagra price

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *