DESTINO Triunfo/PE – Hospedagem: Afogados da Ingazeira/PE

Foram um total de 915 km rodados pelas estradas pernambucanas. Saímos no domingo (11Fev) logo cedo em direção a Triunfo-PE, com parada em outra cidade (Afogados da Ingazeira-PE) para tomar um banho e deixar um pouco da bagagem. A bagagem foi pequena já que era viagem de apenas dois dias, voltamos na segunda mesmo (12Fev). A intenção era o passeio e também fugir do carnaval da capital. Mas em Triunfo tem também carnaval, além dos blocos que saem pelas ruas da cidade, tem uma tradição cultural da cidade de quase um século, os “Caretas”…

Dá um certo medo ver aquelas pessoas com fantasias da cabeça aos pés. Os Caretas são figuras satíricas que transformam o carnaval de Triunfo em um dos mais irreverentes do Estado. Essas máscaras desses foliões podem até não estamparem um sorriso, mas elas são a representação da alegria e da tradição do Carnaval de Triunfo. Os mascarados representam o principal personagem do carnaval triunfense há mais de 90 anos, e que consolidaram o carnaval de Triunfo.  As fantasias cobrem todo o corpo e as máscaras são feitas de papel, grude e amido de mandioca, tem o chapéu de palha, o relho ou chicote, e a tabuleta, placa em que são escritas frases satíricas como as típicas de pára-choques de caminhão. Todo ano há um concurso promovido na segunda de carnaval, que premia os Caretas mais criativos e caprichosos. 

História

Segundo alguns estudiosos, a origem da festividade não faz parte do período carnavalesco mas do Natal, quando dois Mateus de um reisado, em 1917, embriagaram-se durante a apresentação e foram proibidos de participar da manifestação. Inconformados, eles vagaram fantasiados pelo município, fazendo barulho com um chocalho e inaugurando a brincadeira.

Nos primórdios do folguedo, os brincantes desciam do Alto da Boa Vista, trajando roupas escuras, estalando seus relhos (chicotes com ponteiras) e assustando os moradores, além de rivalizarem com outras trecas.

No início os caretas eram formados apenas por homens, com o tempo houve a inserção das mulheres na manifestação. Os Caretas são comparados aos papangus de Bezerros-PE. Hoje os Caretas são reconhecidos como patrimônio cultural de Triunfo e tornaram-se símbolo da cidade.

COLOCAR FOTOS

No retorno voltamos ao Parque Pedra Furada/Venturosa/PE (no ano passado/2017 também estivemos lá, CLIQUE AQUI para ver nossa matéria que fala e mostra fotos desse outro passeio). E CLIQUE AQUI se desejar ver também o vídeo em nosso canal do YouTube. A subida é um tanto complicada, muito íngreme, mas a paisagem lá de cima compensa todo o esforço.

Vídeo da viagem:

FOTOS E VÍDEO

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *