Encontros de motos famosos pelo Mundo

Os encontros de motos são, na verdade, as melhores desculpas para se pegar a moto, encontrar velhos amigos e fazer novos, e fugir da agitação dos grandes centros urbanos. Alguns lugares oferecem  toda infraestrutura, mas há algumas partes do Planeta Terra onde não há nenhum sinal de hospitalidade.

Mas uma coisa é certa, todos esses encontros têm uma coisa em comum, reúnem apaixonados por motos de todos os estilos e gostos  possíveis.

Esses encontros de motos acontecem nos lugares mais imprevisíveis do mundo. De alguns eu já tinha ouvido falar, mas outros achei bem engraçado e inusitado. Abaixo alguns dos mais incríveis pontos de encontro do mundo das duas rodas.

Sturgis Motorcycle

Thousands of bikers crowd main street during the 6

O encontro de Sturgis ocorre desde 1938. Todo o ano em Sturgis (Dakota do Sul, nos EUA) mais de meio milhão de motociclistas fazem um bate-volta até lá. Durante a semana de Sturgis, essa pequena cidade (com apenas 6.500 habitantes) fica recheada de motos. E atrai de tudo! Desde uma Harley convencional até uma moto ultra customizada e tunada.

Ele foi organizado pela primeira vez em 1938 com o intuito de reunir alguns fãs em um pequeno encontro. Porém, o que era para ser uma reuniãozinha de motociclistas, rapidamente virou algo enorme e agora recebe todo o tipo de fanático por duas rodas. O registro de presenças (não oficial) de 2015 marcou aproximadamente 700 mil pessoas.

Esse é o vídeo do evento do ano passado (2017)

Este ano (2018) será a 78ª edição e ocorrerá do dia 03 a 12 de agosto. CLIQUE AQUI para acesso às informações do evento.

 Elefantentreffen

Elefantentreffen7

Milhares de motociclistas cruzam a Europa no inverno

O Elefantentreffen (Encontro do Elefante) acontece na última semana do mês de janeiro ou na primeira semana de fevereiro, todos os anos, em um vale localizado na Floresta da Bavária*, na Alemanha. Brincadeira de muita neve garantida por lá! E mesmo assim os corajosos que cruzam a Europa para esse evento chegam na casa dos 5 a 10 mil.

O encontro foi criado em 1956, quando o jornalista e ex-militar alemão, Ernst Leverkus organizou um evento exclusivamente para os sidecars Zündapp KS 601 (aquelas motos que levam o segundo passageiro na lateral), próximo a Nürburgring. O modelo, conhecido pelos fanáticos como “Elefante Cinza” batizou o encontro para o resto da história.

*É chamada também de Floresta da Baviera ou Floresta Bávara. Possui um conjunto de 100 montanhas na fronteira entre o estado alemão da Baviera e a República Checa. O nome da floresta apareceu pela primeira vez no início do século 19. Com uma extensão 24.250 hectares, a reserva tem uma cobertura densa. A vegetação típica é caracterizada pelos abetos, faias e outras coníferas. O ponto mais alto da floresta Bávara é a montanha Grande Arber, com 1.456 metros de altitude.

Fotos

Daytona Bike Week

Daytona3

No verão da Flórida, o Daytona Bike Week é um dos encontros de duas rodas mais famosos. Desde 1937, os motociclistas vão para lá em grupos e participam de todas as atividades que duram uma semana inteira. A frequência chega hoje a 500 mil pessoas com suas Harleys customizadas, esportivas tunadas, trikes (as de três rodas) e muitas outras. Tudo isso você vê no Daytona Bike Week.

Milhares de motos inundam a Praia de Daytona, onde fica o Circuito de Daytona (com capacidade para 170 mil pessoas) que recebe todo o tipo de corrida. Ou seja, com mais este, a região tem os eventos mais espetaculares dos calendários do motociclismo e automobilismo.

Fotos

Pinguinos

O Pinguinos é o resultado de anos de visitas por parte de grupos dedicados e amantes do motociclismo. Existe desde 1982, acontece no segundo fim de semana de janeiro e dura quatro dias (quem disse que o fim de semana tem só dois dias?). Comparecem ao encontro cerca de 35 mil pessoas do mundo inteiro.

O Clube Turismoto anunciou que a 35ª edição do festival de motociclistas Pinguinos será realizada em Valladolid, Espanha, de 11 a 14 de janeiro deste ano (2018).

Esse evento havia sido anulado por sentença judicial em 2015 devido a problemas internos (incapacidade da antiga equipe de governo do Partido Popular para adaptar um local alternativo). No entanto ele foi restaurado em janeiro de 2017. Em 2016 a equipe do governo termina lançando o chamado ‘Moto Festival’, organizado diretamente pela Câmara Municipal, mas teve um número de visitantes significativamente menor do que as últimas edições do Pinguinos.

O inverno na Espanha costuma ser frio, então para ir até um evento nessas circunstâncias, é preciso ser apaixonado mesmo.

Laconia Motorcycle Week

Laconia55t

É uma manifestação de motociclistas realizada anualmente em junho, em Laconia , New Hampshire , EUA. O rali tem sua origem na corrida de motos Loudon Classic , iniciada em 1923, e na turnê Gypsy , onde muitos motociclistas passaram por Laconia. Eventos foram agendados, incluindo corridas, shows e uma competição de subida em motocicletas .

O Laconia Motorcycle Week acontece na famosa Praia de Weirs, na baía do Lago Winnipesaukee. Além do ar motociclístico que paira por lá, existe um torneio de poker que também atrai o público. O encontro tem bastante história e pedigree também, pois acontece desde 1916.

Em 1965 houve vários problemas graves entre os grupos de motociclistas e a polícia e, o que antes era negócio para os comerciantes e o ramo hoteleiro, começou a ser visto como um problema por parte das autoridades. Desde então, fortes medidas de segurança foram aplicadas e os eventos programados diminuíram, passando a durar três dias. Anos mais tarde, a associação de comerciantes da região e a AMA (American Motorcyclist Association) uniram suas forças para que o encontro voltasse ao seu esplendor. Para mais informações acesse o site do evento (CLIQUE AQUI)…

Fotos

Encontro de Faro

O Algarve (Portugal) é o cenário perfeito para encontros de motos.

Um grupo de amigos criaram o Faro Moto Club em 1970 sem saber que no futuro se tornaria um dos maiores eventos da Europa.

O primeiro encontro oficial aconteceu em 1982, no Algarve, com 200 motociclistas presentes. O evento foi crescendo ano após ano e, durante um fim de semana em julho, os que comparecem curtem vários shows, exposições e concertos.

Fotos

Black Bike Week

Esse evento é também chamado de Atlantic Beach Bikefest e Black Bikers Week, é uma manifestação anual de motociclismo na região de Myrtle Beach, Carolina do Sul, realizada no fim de semana do Memorial Day. Também é às vezes chamada de Semana Black Fill-in-the-Blank porque evoluiu para atrair muitos visitantes não-motociclistas que vêm pela música, socializar e para curtir a praia. Os eventos incluem corridas de motos, shows, festas e festivais de rua. 

É a maior manifestação de motocicleta afro-americana nos EUA. O público tem chegado a 400.000. É considerado o terceiro ou quarto maior rally de motocicleta nos Estados Unidos. Cerca de 10 a 15% dos motociclistas nos EUA são mulheres. 

Na Praia de Myrtle, na Carolina do Sul, existem dois encontros, um de brancos e este de afro descendentes com motos japonesas tunadas. De vez em quando sai uma “faisquinha” entre os chefes de cada grupo, mas problemas à parte, este é um dos encontros mais agitados e divertidos.

Fotos

Stella Alpina

Esse evento surgiu de forma pouco convencional e engraçada. Foi uma aposta entre amigos que se encontravam todo o ano desde 1966 em Bardonecchia, nos Alpes Italianos. O evento continuou acontecendo a cada ano pelos próximos 50 anos, cada vez mais popular e com o número de visita crescente. Agora é um dos encontros mais frequentados e conhecidos da Europa.

O vídeo abaixo mostra o “palco” desse evento

Thundersprint 

É um evento que passou por toda a Inglaterra e se tornou conhecido por suas corridas de motos clássicas, com participações de lendas como Giacomo Agostini, Sammy Miller, Jim Redman e estrela mais atuais comoJames Toseland, Cal Crutchlow, Ryuichi Kiyonari e Chris Walker.

O encontro recebe em torno de 150 mil pessoas que, além das motos, desfrutam de um fim de semana típico britânico, com tudo que têm direito no quesito de comida e bebida.

ROT Texas Biker

O RO Texas Biker pode não ter uma história tão longa, mas sua taxa de crescimento é uma das maiores. Assim como a Flórida tem Daytona, o Texas tem Austin, que é outro paraíso para quem gosta do esporte a motor. O evento principal é o da sexta-feira à noite, quando 200 mil motos se reúnem na Congress Avenue para uma verdadeira balada de motoqueiros. Além das exposições de motos de costume, Willie Nelson, Waylon Jennings, Jerry Jeff Walker e Jerry Lee Lewis já passaram por lá.

Esse é o site oficial (CLIQUE AQUI)

Encontro Kristal

ENCONTRO KRISTAL

 

Aqueles que têm coragem de se aventurar pelo Encontro Kristal, notem as semelhanças com o Encontro do Elefante. O clima dos dois é bem parecido e as estradas possuem as mesmas condições. O evento surgiu em 1970 quando seu fundador, o norueguês Morten Mager, queria fazer algo parecido ao Encontro do Elefante. Criado para receber todos os tipos de motos, o “carro-chefe” também é o sidecar.

Pois é, esse é um movimento mundial, movido pela PAIXÃO por essas máquinas e por pegar a estrada para encontrar amigos motociclistas e falar de motos. 

Se está faltando algum encontro que você conheça e não foi listado aqui, comente e ou envie para nós que acrescentamos aqui na matéria. 

 Fonte: https://www.redbull.com/br-pt/world-famous-motorcycle-rallies

Imagens: internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *